“Oramos pela cura, mas Deus não nos atendeu. Contudo ele nos abençoou.”
Glyn falava lentamente. Em parte por causa da sua convicção. Em parte por causa da sua enfermidade. O seu marido, Don, estava sentado numa cadeira perto dela. Nós os três estávamos reunidos para planear um funeral – o dela.
E agora, com a tarefa realizada, os hinos escolhidos e dadas as ultimas instruções, Glyn disse:
“Ele deu-nos a fortaleza que nĂŁo conhecĂamos. Ele deu-nos quando precisamos dela, e nĂŁo antes.” As suas palavras eram arrastadas, porem claras. Os seus olhos estavam humedecidos, mas confiantes.
“Eu perguntava a mim mesmo o que seria ter a minha vida tirada aos 45 anos de idade. Como seria dizer adeus aos meus filhos e ao meu esposo. O que seria ser testemunha da minha própria morte.”
“Deus deu-nos paz no nosso sofrimento. Ele protegeu-nos o tempo todo. Mesmo quando havĂamos perdido o controle, Ele estava sempre ali.”Fazia um ano que a prĂłpria Glyn e Don tomaram conhecimento da enfermidade dela – esclerose amiotrĂłfica lateral (Doença de Lou Gehrig). A causa e a cura dessa enfermidade ainda sĂŁo um mistĂ©rio. Mas o resultado Ă© bem conhecido. A força muscular e a mobilidade se deterioram gradualmente, deixando apenas a mente. E a fĂ©.
E foi a junção da fĂ© e da mente de Glyn que me levaram a compreender que eu estava para ver mais do que um funeral. Eu estava a contemplar as jĂłias sagradas que ela tinha extraĂdo da mina do desespero.
“Podemos usar qualquer tragédia, como pedra de tropeço ou como um degrau para atingir um objectivo…”“
Espero que isso nĂŁo torne a minha famĂlia amargurada. Espero ser um exemplo mostrando que Deus quer que sejamos fiĂ©is tanto na bonança como na adversidade. Pois, se nĂŁo confiarmos nos momentos difĂceis, nĂŁo confiaremos em momento algum.”
Don segurou as suas mãos. Limpou as lágrimas dela. Limpou as suas próprias lágrimas.
“Quem são esses dois?” perguntei a mim mesmo ao ver Don tocar no rosto de Glyn com um lenço de papel.
“Quem são estes que, na margem do rio da vida, podem olhar para o outro lado com tanta fé?”O momento era doce e solene. Falei pouco. Ninguém é ousado na presença do sagrado.
Max Lucado