Auto-avaliação

Adaptado de mensagem de José Teles à Igreja em Fontaínhas – São João da Madeira. 16/08/2020

 

Esta é uma mensagem pessoal, cada um deverá pensar em si mesmo. Não nos outros, mas em si. Há momento em que devemos refletir em quem somos para não nos enganarmos nem a nós próprios, nem aos outros.

Mas não como o salmista: “Sonda-me, ó Deus, (…) e vê e há em mim algum caminho mau” (Salmos 139: 23,24) – Este é um pedido que não se aplica aos dias de hoje! O Senhor já mostrou qual a condição do ser humano, já sondou cada um e revelou que do coração procede tudo o que é mau (Mateus 15:19; Marcos 7:21). E, portanto, cada um de nós já se conhece e fazer esta oração mostra que não conhecemos as escrituras!

 

O que é que eu sou?…

Devemos fazer um exame a nós próprios, uma reflexão individual. Não um julgamento, esse pertence a Deus, que conhece tudo o que há dentro de cada um de nós. Uma auto-avaliação, um balanço da nossa vida para podermos mudar, melhorar e sermos úteis.

 

O que é que eu sou?…

Para responder poder concluir sobre esta pergunta, cada um deve refletir sobre alguns tópicos:

 

“Vós sois o sal da terra; mas se o sal se tornar insípido, com que se há de restaurar-lhe o sabor? para nada mais presta, senão para ser lançado fora, e ser pisado pelos homens.” Mateus 5.13

O que é que eu sou: sal que tem valor, que corresponde aquilo para que foi feito, ou sou sal insípido? O que é que eu sou?…

“A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibais como vos convém responder a cada um.” Colossenses 4:6 – Todas as nossas palavras devem ser equilibradas, não devem ofender, devem servir para edificação dos outros. Não devem provocar reações de mau estar nos outros. Como têm sido as minhas palavras? Têm servido para edificar os outros?

“Não saia da vossa boca nenhuma palavra que cause destruição, mas somente a que seja útil para a edificação, de acordo com a necessidade, a fim de que comunique graça aos que a ouvem.” Efésios 4:29 – é assim que eu falo?… Os outros beneficiam com o que dizemos?…

Cada um deve ter muito cuidado com aquilo que diz!… E sempre que falamos, devemos falar daquilo que temos experiência, com conhecimento de causa e não do que achamos, sem conhecer e vivenciar…. Cuidado com os conselhos que procuramos dar acerca de situações pelas quais não passamos e que podemos até estar a ir além do que é razoável…

“O sal é bom; mas se o sal perder o seu sabor, como restaurar as suas propriedades? Tende o bom sal em vós mesmos e vivei em paz uns com os outros.” Marcos 9:49 – Muito cuidado com o que dizemos!…

 

O que é que eu sou?… A minha vida edifica os outros?…

 

“É semelhante ao homem que edificou uma casa, e cavou, e abriu bem fundo, e pôs os alicerces sobre a rocha; e vindo a enchente, bateu com ímpeto a corrente naquela casa, e não a pôde abalar, porque estava fundada sobre a rocha. Mas o que ouve e não pratica é semelhante a um homem que edificou uma casa sobre terra, sem alicerces, na qual bateu com ímpeto a torrente, e logo caiu; e foi grande a ruína daquela casa” Lucas 6: 48, 49

O que é que eu sou: uma casa edificada sobre a areia ou sobre a rocha? A casa edificada sobre a rocha reflete firmeza, convicção e fé. Esta é a casa verdadeiramente inabalável…. É uma casa que não levada em roda por todo o vento de doutrina. Sou firme e convicta nas verdades de Deus ou sou facilmente levada de um lado para o outro e a casa treme!… Que tipo de convicções tenho?

“Até que todos cheguemos à unidade da fé e ao conhecimento do Filho de Deus, o varão perfeito, à medida da estatura da plenitude de Cristo. Para que não mais sejamos meninos, inconstantes, levados ao redor por todo vento de doutrina, pela fraudulência dos homens, pela astúcia tendente à maquinação do erro; Antes seguindo a verdade, em amor (…)” Efésios 4:13 – 15. Primeiro a verdade, o que une é a verdade envolta em amor e não o amor…

 

O que é que eu sou?… Sou firme, convicto e com fé ou sou levado em roda por vários ventos?…

 

“E ninguém, acendendo uma candeia, a cobre com algum vaso, ou a põe debaixo da cama; mas põe-na no velador, para que os que entram vejam a luz. Porque não há coisa oculta que não haja de manifestar-se, nem escondida que não haja de saber-se e vir à luz. Vede, pois, como ouvis; porque a qualquer que tiver lhe será dado, e a qualquer que não tiver até o que parece ter lhe será tirado” Lucas 8:16-18

O que é que eu sou: candeia no velador, ou candeia debaixo da cama?… Onde está a minha luz?… “Para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis, no meio de uma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo.” Filipenses 2:15 – Onde estamos nós a resplandecer?

Podemos, por vezes, por causa do conforto, escondermos a nossa luz. Não nos queremos sacrificar e perder o nosso bem-estar. Podemos também esconder a nossa luz por causa da vida material.

 

O que é que eu sou?… Uma luz que está no velador, para que os outros vejam, ou estou escondido?…

 

“Mas, dormindo os homens, veio o seu inimigo, e semeou joio no meio do trigo, e retirou-se. E, quando a erva cresceu e frutificou, apareceu também o joio. E os servos do pai de família, indo ter com ele, disseram-lhe: Senhor, não semeaste tu, no teu campo, boa semente? Por que tem, então, joio? E ele lhes disse: um inimigo é quem fez isso. E os servos lhe disseram: queres, pois, que vamos arrancá-lo? Ele, porém, lhes disse: Não; para que, ao colher o joio, não arranqueis também o trigo com ele. Deixai crescer ambos juntos até à ceifa; e, por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: colhei primeiro o joio, e atai-o em molhos para o queimar; mas, o trigo, ajuntai-o no meu celeiro.” Mateus 13:24-30

O que é que eu sou: trigo ou joio? …Há momentos na vida que devemos refletir: será que sou de Deus, já estou salvo?.. Para os que ainda não têm a convicção da salvação, a mensagem é simples, muito simples, é um convite: “Vem e vê” – é um convite simples, claro, sem rodeios, é um convite não para uma religião, mas para uma pessoa. – “O Mestre está cá e chama-te”; “O Mestre ressuscitou” – Não são precisas palavras persuasivas de sabedoria humana, basta aceitar a Cristo ressuscitado.

“…que é necessário que eu faça para me salvar? E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo…” Atos 16:30,31

 

O que é que eu sou?… Filho ou bastardo?…