Educação

Adaptado de mensagem de José Teles à Igreja em Fontaínhas – São João da Madeira. 10/06/2016

 

Os pais poderão ter algum sucesso em relação aos filhos?

Os pais não podem tomar, por muito que queiram, decisões pelos filhos.

Porque não conseguem os seus objectivos?

Os pais querem levar os seus filhos a Cristo, mas a decisão é deles e não a vontade dos pais. São eles que têm que dar o passo decisivo, não os podem obrigar a aceitar Cristo como Salvador.

Porque é que alguns filhos se convertem e outros não?

  • Adão deu o mesmo ensino a Caim e Abel. No entanto, Caim tornou-se assassino e Abel consagrou-se ao Senhor.
  • Isaac foi um filho obediente, no entanto enquanto pai permitiu a incompatibilidade da sua esposa amar mais a Jacob e o ele a Esaú.
  • David, foi o homem segundo o coração de Deus, no entanto o que dizer dos seus filhos? Uma história de desavenças e morte.
  • E Job, homem de exemplo e paciência singular. Não havia ninguém como ele na Terra, mas os seus filhos andavam sempre em festas. E foi no meio de uma festa que os seus filhos morreram todos. No entanto, Job era justo e não conseguiu que os seus filhos tivessem a mesma dedicação ao Senhor.

Como é que Deus educa os seus filhos?

“Já não sou digno de ser chamado teu filho; faze-me como um dos teus trabalhadores.” Lucas 15.19
No lar tem de haver muito amor. Os pais devem amar sempre os filhos, apesar de tudo o que lhes possa acontecer. O amor deve ser constante – é assim que Deus faz connosco. O Seu amor é contínuo, mesmo quando nos desviamos d’Ele e infringimos a Sua Palavra.
O relacionamento de pais e filhos é para sempre, a comunhão é que não é.
O amor de Deus é permanente (de Pai para filhos). O filho pródigo não entrou na casa do pai com os vestidos do pecado. Tiveram de ficar lá fora. Eles certamente impediriam a comunhão entre o pai e o filho. Nesta família, porém, havia disciplina. O outro filho disse-lhe que ele nunca lhe tinha dado um cabrito. Quando Deus diz uma vez que não, dirá sempre não. Temos que ser firmes na educação e não ceder a birras.
“Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites.” Tiago 4.3
Disciplina deve existir no lar de cada crente. Na família deve imperar disciplina e justiça, mantendo sempre o equilíbrio.
O pai disse ao outro filho que todas as coisas já eram dele – a justiça do pai trouxe a paz. O pai restaurou a paz na família. Temos que disciplinar e amar da mesma maneira todos os filhos. A justiça é essencial no lar para haver paz.
Os avós na educação dos netos?
Os avós têm experiência e o testemunho da sua vida.