Adaptado de mensagem de Alberto Batata à Igreja em Fontaínhas – São João da Madeira. 25/08/2020

 

“Paulo, servo de Jesus Cristo, chamado para apóstolo, separado para o evangelho de Deus…” Romanos 1:1

 

Deus salvou-nos com um propósito – chamou-nos. Paulo nunca teve dúvidas sobre o propósito de Deus para a sua vida. Devemos imitar o seu exemplo e dedicação. Muitas vezes, questionamo-nos: porque estou aqui?… Porque Deus me salvou?…

Paulo sabia bem a resposta a estas perguntas e este versículo é prova disso. Paulo apresenta-se, auto-intitulando-se com três atributos:

Servo

Paulo reconhecia-se como servo de Deus. A atitude de servo é consequência de reconhecermos que somos d’Ele, que Ele nos comprou por bom preço e que não somos mais de nós mesmos. Como servos, somos propriedade de Deus e por isso devemos ser completamente submissos a Ele. Tudo o que fazemos deve ser em obediência a Deus e contribuir para a Sua glória.

 

Apóstolo

Paulo sabia que foi chamado e chamado com um objectivo, o de ser um mensageiro da parte de Deus. Também nós devemos fazer o mesmo, aproveitar as oportunidades para falar de Cristo, do nosso Salvador. Se somos salvos hoje, isso é consequência de vários antes de nós não terem perdido o seu foco e terem passado sempre o testemunho. Hoje estamos aqui porque Paulo, Pedro, reformadores e muito mais Homens de Deus levaram a mensagem. Fazemos nós o mesmo?…

 

Separado

“Mas, quando aprouve a Deus, que desde o ventre de minha mãe me separou e me chamou pela sua graça…” Gálatas 1:15

Deus tinha um plano para Paulo desde o ventre de sua mãe. Mas porque é que o Senhor não resguardou o seu caminho até à estrada de Damasco? Não sabemos, mas sabemos que o plano de Deus se cumpriu na sua vida. E Paulo sempre esteve profundamente envolvido com a obra de Deus. Tudo o que ele fazia era pensado no propósito que Deus lhe entregou.

 

O nosso tempo não para. A nossa vida continua e um dia iremos partir. E o que é que fizemos? A nossa vida irá continuar a falar depois de partirmos? Será que ainda estamos aqui porque há pelo menos uma pessoa a quem devemos, ou falta-nos falar?

Paulo não teve uma vida fácil e ainda assim foi fiel. Podemos pensar que Paulo era diferente e é difícil seguir o seu exemplo. Mas Deus usa homens e mulheres imperfeitos, e aperfeiçoa o trabalho de cada um pela Sua perfeição. Que cada um de nós possa ser achado de servo fiel!

 

Categories:

Tags:

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *