Semelhanças entre David e Cristo

Adaptado de mensagem de Armando Santos à Igreja em Fontaínhas – São João da Madeira. 30/08/2020

 

“Então, David se retirou dali e se escapou para a caverna de Adulão; e ouviram-no seus irmãos e toda a casa de seu pai e desceram ali para ele. E ajuntou-se a ele todo homem que se achava em aperto, e todo homem endividado, e todo homem de espírito desgostoso, e ele se fez chefe deles; e eram com ele uns quatrocentos homens.”1 Samuel 22:1,2

 

São várias as semelhanças entre o Rei David e o Rei Jesus:

– Ambos foram enviados da parte de Deus para serem reis.

David: “Então, disse o Senhor a Samuel: Até quando terás dó de Saul, havendo-o eu rejeitado, para que não reine sobre Israel? Enche o teu vaso de azeite e vem; enviar-te-ei a Jessé, o belemita; porque dentre os seus filhos me tenho provido de um rei.”1 Samuel 16:1

Jesus: “E eis que em teu ventre conceberás, e darás à luz um filho, e pôr-lhe-ás o nome de Jesus. Este será grande e será chamado Filho do Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai…” Lucas 1:31,32

Mais tarde, Pilatos perguntou a Jesus se era Rei, e o Senhor respondeu que para isso tinha nascido (João 18-37).

 

– Ambos foram perseguidos, por serem anunciados como reis.

Quando Saúl soube que David ia subir ao trono, perseguiu-o e para o matar, chegando mesmo a dizimar uma aldeia inteira que abrigou David (I Samuel 22: 17-19). De notar que Saúl tentou matar David várias vezes, mas David tendo tido a oportunidade de o fazer a Saúl, não o fez.

Também Herodes fez o mesmo, quando soube que Jesus nasceu (Mateus 2:16).

 

– Ambos tinham muitos inimigos e sofreram muito antes da glória do trono…

David, enfrentou muitos povos inimigos e Jesus, inimigos principalmente entre o Seu povo.

Para além disso Saúl tentou tudo para que David não fosse coroado e o Senhor Jesus sofreu repetidos ataques de Satanás, que O tentou desviar do Seu caminho usando também pessoas como os escribas, os fariseus, o povo…

Jesus sofreu o ódio e julgamento do seu povo que apelou à sua crucificação (João 19:6). e até os seus irmãos de sangue, não acreditaram n’Ele (João 7:5).

 

– Ambos confiaram nas promessas de Deus.

David confiou nas promessas de Deus, apesar de todas as dificuldades. E foi chamado de “o homem segundo o coração de Deus”!… Talvez seja difícil de compreender, com tantos pecados e tão graves que cometeu, tais como homicídio e adultério!… No entanto, David sempre tentou obedecer e cumprir toda a vontade de Deus e sobre ele é dito: “varão… que executará toda a minha vontade” (Atos 13:22) David foi uma referência para todos os outros reis que vieram após ele, pois seguiu o caminho da obediência.

No caso de Cristo, Ele seguiu o caminho da obediência até à morte (Filipenses 2:5-8).

 

A caverna de Adulão significa lugar de justiça do povo e refúgio. David teve de se refugiar e fugir para esta caverna por causa da perseguição. Muitos se juntaram a ele – pessoas amarguradas, com muitos problemas. David ajudou e tornou-se o seu líder.

Também não é assim com Jesus?… Ele recebe todos os corações quebrantados e torna-se o seu Senhor. A caverna de Adulão (de David) e a cruz (de Jesus) são locais de refúgio.  Mas há algo de incomparável em Jesus, Ele sofreu a justiça de Deus sendo “feito pecado por nós” (II coríntios 5:21). Não há nada que se possa comparar ao sofrimento que Jesus passou no calvário. O Senhor Jesus depois de ter sido açoitado, torturado e crucificado pelos homens , clama alto perguntando: “Deus meu, Deus meu porque me desamparaste?” (Marcos 15:34) – Ele sofreu a justiça de Deus – E isso é incomparável!…

A cruz de Cristo é um lugar de refúgio para todos os homens, para todo o Homem que está endividado e perdido: “E, quando vós estáveis mortos nos pecados e na incircuncisão da vossa carne, vos vivificou juntamente com ele, perdoando-vos todas as ofensas, havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz.” Colossenses 2:13,14

A cruz é o abrigo que nos permite sermos separados e protegidos da perdição eterna. Jesus quer isto para todos: “Vinde a mim todos os que estais cansados e oprimidos e eu vos aliviarei” (Mateus 11:28).  A cruz de Cristo é o único lugar onde se pode entrar paz. Se Cristo não resolver os problemas do ser humano mais ninguém o pode fazer! – Cristo é a solução!…