Nicodemos

Adaptado de mensagem de Duarte Ribeiro à Igreja em Fontaínhas – São João da Madeira. 22/09/2020

1. João 3:1-16

Nicodemos era membro do Sinédrio e aparece na Bíblia em três relatos. Ele era um príncipe dos judeus, e como tal, esperava que o reino de Israel fosse restabelecido, como as profecias diziam. Além disso, Nicodemos sabia quem era o Senhor Jesus e a sua consciência levava-o a crer n’Ele.

Mas isso não significava que O conhecia realmente.

“Este foi ter de noite com Jesus e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és mestre vindo de Deus, porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele.” João 3:2

Nicodemos desejava ter uma relação próxima com o Senhor Jesus. Desejava conhecê-Lo realmente, porque ele sabia que aquele Jesus não era um homem qualquer. E isso levou-o a ir ter com o Senhor Jesus durante a noite. E é nessa noite que o Senhor lhe diz:

“Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus.” João 3:3

Estas palavras deixaram Nicodemos perplexo. Era ele um príncipe e doutor da lei, contudo não compreendia aquilo que o Senhor Jesus lhe dizia.

Mas este foi o primeiro passo. Não percebia o plano de Deus para a Salvação, contudo no seu intimo desejou saber mais.

Crer na morte do Senhor Jesus pelos nossos pecados, garante-nos a Salvação. E se temos dúvidas, façamos como Nicodemos: aproximemo-nos de Jesus.

Se este fosse o único relato, nunca saberíamos se as palavras do Senhor Jesus tinham surtido algum efeito. No entanto…

 

2. João 7.50-53

“Nicodemos, que era um deles (o que de noite fora ter com Jesus), disse-lhes: Porventura, condena a nossa lei um homem sem primeiro o ouvir e ter conhecimento do que faz? Responderam eles e disseram-lhe: És tu também da Galileia? Examina e verás que da Galileia nenhum profeta surgiu. E cada um foi para sua casa. “

O primeiro relato nada nos diz sobre o efeito das palavras do Senhor Jesus em Nicodemos. Se tivesse sido o único, nunca saberíamos se realmente Nicodemos teria acreditado naquilo que o Senhor lhe disse.

Neste segundo relato, começamos a descortinar sobre a crença de Nicodemos.

“Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre.” João 7:38

Nicodemos queria que os outros judeus também pudessem ouvir pessoalmente o Senhor Jesus. Tal como ele próprio tinha ouvido.

Nota: os judeus não conheciam verdadeiramente quem era o Senhor Jesus, pois se soubessem, saberiam que o Senhor Jesus não era da Galileia.

 

3. João 19.38-42

Os judeus neste momento já sabiam que Nicodemos estava do lado do Senhor Jesus – ele não tinha consentido com a morte de Jesus. E tal como Nicodemos, quem é verdadeiramente do Senhor Jesus, não conseguirá esconder por muito tempo a sua crença.

“Porque para Deus somos o bom cheiro de Cristo, nos que se salvam e nos que se perdem.” 2 Coríntios 2:15

A mulher que se aproximou de Jesus e foi censurada, levava um arrátel de nardo puro. Nicodemos levou cem arráteis de mirra e aloés. Humanamente isso seria um desperdício, mas para Nicodemos nada era demais para o Senhor Jesus.

 “Com cheiro suave me deleitarei em vós, quando eu vos tirar dentre os povos e vos congregar das terras em que andais espalhados; e serei santificado em vós ante os olhos das nações.” Ezequiel 20:41