Perdão

Adaptado de mensagem de Armando Santos à Igreja em Fontaínhas – São João da Madeira. 22/09/2020

 

“Toda amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmias, e toda malícia seja tirada de entre vós. Antes, sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.” Efésios 4:31,32

“Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade, suportando-vos uns aos outros e perdoando-vos uns aos outros, se algum tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também.” Colossenses 3:12,13

 

Deus perdoou-nos em Cristo. Porque fez ele isso? Porque Cristo pediu ao Pai. Assumiu a nossa culpa e o nosso castigo. Ele foi o nosso fiador e pela graça de Deus estamos perdoados. Só Deus pode perdoar pecados. Ele oferece gratuitamente o Seu perdão. Tal como com David, também entre nós há um passo que separa entre a vida e a morte (I Samuel 20:3).

Deus é grandioso em amor, em longanimidade, em santidade. Mas também é grandioso em perdão.

 

O perdão traz libertação, traz paz à alma.

Mas o perdão dos nossos pecados custou muito caro. Para que pudéssemos ser perdoados, Cristo teve de morrer. O sermos perdoados custou muito a Cristo, que pagou a dívida que nenhum de nós podia pagar. Este perdão deve gerar perdão. Tanto nos foi perdoado e a tanto custo e nós, por vezes, não conseguimos perdoar uma pequena falha de um irmão…

Precisamos de aprender a perdoar como Deus nos perdoou em Cristo.

 

2 exemplos de homens da Bíblia que perdoaram:

  • José foi desprezado e vendido como escravo por seus irmãos. No entanto, ele foi capaz de os perdoar e cuidar deles, quando precisaram… Genesis 50: 14-21
  • Saúl tentou matar David por várias vezes. No entanto, David pagou o mal com o bem… I Samuel 24: 1-19.

 

A falta de perdão tem destruído famílias, igrejas, amizades,…

Aprendamos com a palavra de Deus.