O Amor que nunca deve deixar de ser

Adaptado de mensagem de Eliseu Alves à Igreja em Fontaínhas – São João da Madeira. 10/11/2020

O Amor torna tudo mais fácil.

 

Muitas vezes praticamos a “arte de falar” e esquecemos-nos de praticar a “arte do silêncio”…

Mesmo na oração! A oração devia ser menos falarmos com Deus e mais ouvirmos Deus falar connosco.

A oração deve ser bidireccional, mas a primeira palavra deveria ser sempre a de Deus.

 

Por vezes podemos cair no erro de pensarmos que já sabemos tudo sobre Deus e a Sua Palavra. Mas isso de nada vale, se porventura não se significar mudança na nossa vida.

 

O verdadeiro Amor precisa de duas coisas para existir:

1. Pacto/Compromisso – que é o fundamento profundo do nosso amor;

Só conseguimos amar se recorrermos ao sobrenatural. O pacto de amor é sobrenatural, porque o Deus de amor é Ele próprio sobrenatural!

Amar é muito mais do que sentir. O amor não é apenas sentimento. Os sentimentos são como um cavalo sem freio – são a parte superficial de uma relação. E é nos momentos mais difíceis que precisamos de ancorar no amor o pacto estabelecido.

O pacto foi a melhor solução para todas as relações desde o dia fatídico no jardim do Éden.

2. Perdão/Manutenção – Porquê? porque todos falhamos e sem perdão não há amor.

Todos nós temos fracturas nos relacionamentos. E essas fracturas são muitas vezes queremos desculpa-las por terem sido feitas por “um bem maior”… Mas isso é por vezes esconder o verdadeiro cerne: orgulho e prepotência.

E só conseguimos perdoar se recorrermos ao Deus de perdão.

 

Devemos policiar as nossas emoções e sentimentos. E estar atentos aos nossos estados de alma.

 

Paulo escreveu um “catálogo” de emoções tóxicas: amargura, ira, cólera, gritaria, blasfémia.

“Toda amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfémias, e toda malícia seja tirada de entre vós. Antes, sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.” Efésios 4.31

E Paulo aconselhou a serem retiradas imediatamente de entre nós.

 

O que o Senhor faz por nós não é humano, é divino, sobrenatural… e é n`Ele que devemos basear todas as nossas relações de Amor!