Firmes e não enganados!

Adaptado de mensagem de Alberto Batata à Igreja em Fontaínhas – São João da Madeira. 17/11/2020

 

“E digo isto para que ninguém vos engane com palavras persuasivas. Porque, ainda que esteja ausente quanto ao corpo, contudo, em espírito, estou convosco, regozijando-me e vendo a vossa ordem e a firmeza da vossa fé em Cristo. Como, pois, recebestes o Senhor Jesus Cristo, assim também andai nele, arraigados e edificados nele e confirmados na fé, assim como fostes ensinados, crescendo em ação de graças. Tende cuidado para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo e não segundo Cristo; porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade. E estais perfeitos nele, que é a cabeça de todo principado e potestade”.  Colossenses 2:4-10

 

Quando Deus dirigiu esta palavra para Paulo escrever, Ele estava a pensar não só na Igreja de Colossenses, mas em outras da época e nas várias até ao dia de hoje. Estas palavras continuam a ser atuais. Paulo começa por chamar a atenção para um problema que se estava a disseminar na Igreja de Colossesses: pessoas que achavam que haveriam outros intermediários, para além de Cristo, para chegar a Deus. Somos bombardeados diariamente com filosofias e ideias contrárias a Cristo, mesmo dentro da Igreja. Temos de estar atentos, para não cair nestas “armadilhas”; para que isso não aconteça temos de constantemente procurar firmarmo-nos nas verdades das escrituras. Nos dias de hoje, têm surgido muitas heresias no seio da Igreja, tais como: a palavra de Deus não foi inspirada, que há algumas histórias que não aconteceram realmente (o dilúvio, Daniel na cova dos leões,…), entre muitas outras. Estes são dias tremendos, de grandes desafios e assim, urge estudar a palavra, para que não sejamos enganados!

 

“… para que Cristo habite, pela fé, no vosso coração; a fim de, estando arraigados e fundados em amor, poderdes perfeitamente compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade e conhecer o amor de Cristo, que excede todo entendimento, para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus. Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera”. Efésios 3:17-20

 

Precisamos ouvir e seguir a Cristo, que é Deus!… É n´Ele e na Sua palavra que devemos buscar a direção para viver. E estando firmes, temos o dever de partilhar com outros o que aprendemos e vivemos.

Os dias são difíceis, mas não vão melhorar!… E uma certeza temos: um dia vamos estar eternamente com Cristo.  Até lá estudemos, e fundamentemo-nos n´Ele de forma a cumprir o Seu propósito nas nossas vidas!…