A ressurreição de Cristo

,

Adaptado de mensagem de José Teles à Igreja em Fontaínhas – São João da Madeira. 29/11/2020

I Coríntios 15: 1-23

 

A ressurreição é o facto mais importante de toda a história. Ela chegou até hoje, atravessando séculos e reporta algo extraordinário – que somos imortais.

Nesta passagem, o facto de alguns lideres religiosos negarem a ressurreição, indica que as falsas doutrinas haviam já entrado na Igreja. Ora Paulo, explica que se Cristo não ressuscitou, então todo o cristianismo é vão e falso… A ressurreição é aparte central do plano da salvação.

Vários são os comprovativos da ressurreição de Jesus. Ele foi visto por muitas pessoas e por várias vezes, após a Sua morte:

– Paulo, na estrada de Damasco viu Jesus, ele não teve nenhuma alucinação e não foi nenhuma aparição misteriosa, Jesus apareceu fisicamente;

– Certa vez, Jesus apareceu a mais de 500 pessoas de uma vez (I Coríntios 15:6) – Passados mais de 20 anos, alguns destes ainda estavam vivos para poderem testemunhar;

– Para além disso, Jesus apareceu várias vezes aos discípulos isoladamente e em grupo.

Todos estes conheciam a ressurreição de Jesus como um facto real, eles O viram depois de morto. Assim, não admira que estes tivessem percorrido as estradas do império romano anunciando, com fervor e sinceridade e arriscando a própria morte, a ressurreição de Cristo, levando à crença de milhares. Assim a história da ressurreição de Cristo, atravessou séculos, até aos nossos dias, dando-nos a certeza da imortalidade.

Neste contexto, a vida neste mundo, não tem de ser de incerteza, tenebrosa, mas cheia de luz. Assim, os crentes podem ser as pessoas mais alegres que há neste mundo.

A fé cristã abraça um Salvador Vivo que está à dextra de Deus e não um menino ao colo da mãe ou um mártir pregado na cruz. Se Cristo não tivesse ressuscitado não havia boas novas, não havia evangelho, não havia salvação!… Não pode haver evangelho, sem um Salvador vivo!… Um salvador numa estátua ou num quadro não vale de nada!.. Assim, se Cristo não tivesse ressuscitado, não há haveria nada para dizer às pessoas, não valeria a pena pregar, falar ou anunciar… Acreditar em algo que não existe, não vale a pena!…

Na presente dispensação, temos de crer para ver e não ver para crer. Não precisamos de ver as mãos furadas de Jesus para crer. Tudo o que acreditamos, nesta dispensação, nada vimos. Andamos por fé, alicerçada no facto que Cristo ressuscitou, que está vivo e que tem poder para nos dar vida após a morte.

Só a ressurreição gloriosa de Cristo dá uma esperança real à humanidade!…