O desafio de orar mais

Adaptado de mensagem de Jonas Pinho à Igreja em Fontaínhas – São João da Madeira. 01/12/2020

 

Ao longo dos anos, relanço-me várias vezes na busca de orar mais, isto porque constantemente falho. Ora, tudo isto resulta num sentimento de frustração grande. E a maioria das vezes que oro, é em momentos de dificuldade, para que Deus torne a restabelecer o equilíbrio das coisas, e eu consiga controlar tudo de novo… E quantas vezes oro, não com a verdadeira convicção que algo vai mudar…

A oração é uma ferramenta poderosa que Deus deixou à Humanidade. É difícil compreender exatamente como funciona a oração. Por exemplo: O queria dizer Paulo, quando falava em orar sem cessar?… (I Tessalonicenses 5:17) Como encaixar a oração num dia repleto de tarefas?… Como estar em espírito de oração quando estamos completamente ocupados?..

Jesus ensinou alguns aspetos, nomeadamente que não devemos efetuar vãs repetições e que o devemos fazer resguardados e não como os fariseus apenas para que os outros vejam… Mas Jesus também disse que Deus sabe o queremos, antes de o pedirmos. Então porque temos de o fazer; se Deus já sabe, porque temos de falar com Ele acerca disso?…

A oração é um convite a sentarmo-nos ao lado de Deus, a convivermos com Ele. Oração é muito mais do que palavras proferidas por nós, é estabelecer uma ligação com o Pai.

A oração é um canal aberto de comunicação com Deus! E que pode produzir mudança! Por exemplo, no caso de Job, Deus disse que não iria destruir os seus amigos, porque Job orou por eles.

Quando falamos com Deus podemos ter uma experiência muito impactante.

O livro de salmos está repleto de várias orações. Temos autores que estavam confusos, sem direção, outros preocupados, outros agradecidos,….

 

Deus ouve-nos, quer ouvir-nos e quer estabelecer uma ligação connosco!…