Como cumprir o propósito de Deus

Adaptado de mensagem de Francisco Borges à Igreja em Fontaínhas – São João da Madeira. 08/12/2020

Formato áudio da pregação: áudio

Efésios 1: 11-14

 

Nesta carta, o apóstolo Paulo mostra qual o plano de Deus para a presente dispensação (a da graça de Deus), o que precisamos de ser e de saber, como crentes. Ora, o propósito principal de Deus para nós é que sejamos “o louvor da Sua glória”. Como podemos viver perante esta premissa? Nesta carta, esse assunto é nos apresentado claramente, falando como ser e como andar. Na verdade, o ser determina o andar.

 

E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento…” Romanos 12:2

 

“Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus.”  Colossenses 3:1

 

Houve um tempo em que eramos gentios (Efésios 2:11), separados de Deus, em que as bênçãos de Deus não estavam disponíveis para nós, eramos apenas criaturas. O que éramos determinava a nossa posição perante Deus. Mas a nossa identidade foi mudada, a partir do momento que cremos (Efésios 2:19) e passamos a pertencer à família de Deus. Quando passamos a ser cidadãos dos Céus, temos uma nova vocação (Efésios 4:1), e devemos andar segundo ela. Deus capacitou-nos para podermos andar segundo os Seus caminhos. Mas não devemos ser inconstantes e meninos no conhecimento (Efésios 4:14). O conhecimento determina o que somos e consequentemente como vamos andar. É possível ouvirmos muito a palavra de Deus, mas conhecermos muito pouco acerca da palavra de Deus. Cuidado, a ignorância acerca das coisas de Deus, da Sua salvação e de como chegar à salvação (Efésios 4:17-19) leva à perdição eterna. Devemos ser benignos e misericordiosos, para não andarmos como os perdidos (Efésios 4:32). Apenas a palavra de Deus pode transformar-nos e tornar-nos apaixonados pelas almas – quando não fazemos isto, entristecemos o espírito Santo. Devemos ser imitadores de Deus (Efésios 5:1), tal como o Senhor Jesus foi. Ele foi obediente e viveu para a glória do Pai. Depois de ser, de sermos imitadores de Deus, aí sim podemos andar como filhos amados (Efésios 5:2).

Temos de ser, para poder andar. Se não formos, não faz sentido andarmos. Mas se formos filhos, assumamos a nossa identidade e andemos em conformidade com isso – vivamos para sermos o louvor da glória de Deus, vivamos para Lhe agradar.

 

(Efésios 5:15-17)