O sofrimento humano

Adaptado de mensagem de José de Carvalho à Igreja em Fontaínhas – São João da Madeira. 20/12/2020

 

O sofrimento, é uma consequência do pecado e por isso, no mundo, todas as pessoas sofrem. É provação ou é castigo? É normal pensarmos que se for connosco é uma provação, se for com os outros é castigo!… Perante o sofrimento de alguém não devemos ser juízes, só Deus tem esse lugar. Deus é que conhece profundamente cada pensamento, o porquê de cada atitude,… Devemos ter, sim um papel consolador…

Se há pessoa que é conhecido pelo sofrimento é Job…. Perdeu a riqueza, a família, a saúde, tudo o que humanamente valorizamos. E Job estava a ser castigado ou provado? (Job 1:6-8 ) Job era uma ameaça para Satanás, pelo seu testemunho de sinceridade e obediência ao Senhor. Será que se Deus olhasse hoje para a Terra, iria salientar a nossa forma de viver relativamente a outros? Será que Satanás se “preocupa” connosco, por sermos uma ameaça ao seu reino?… Satanás não perde uma oportunidade para destruir o nosso relacionamento com Deus, uns com os outros ou com a Igreja. E nós, quantas oportunidades temos desperdiçado? quantas vezes poderíamos ter falado a outros e não o fizemos? quantas vezes poderíamos ter servido de elo de reconciliação e não o fizemos?….

Satanás pôs em causa a sinceridade de Job, insinuou que a lealdade de Job para com Deus se baseava numa relação de compensação; Job era fiel, porque Deus lhe dava muita coisa…. Mas não era assim e não deve ser assim. A nossa fidelidade é baseada no que Deus já nos deu, e não no que nos poderá vir a dar, não é uma relação interesseira. E Deus deu-nos o que mais precioso tinha – o Seu filho puro. Estamos nas mãos de um Deus que protege, que ajuda, que abençoa. 

O Senhor permitiu que Job passasse por uma provação tremenda, para mostrar a Satanás o verdadeiro carácter de Job. E job passou com distinção – Job 1:21.

 

O sofrimento é inevitável, não há ninguém que não sofra. Que os momentos de provação possam ser vividos para a glória de Deus, tal como Job fez.

 

Job 4 – Os que estavam à volta de Job, não tinham conhecimento da conversa de Deus com Satanás, não sabiam o que havia por trás de tudo o que tinha acontecido a Job. A nossa responsabilidade, como pessoas que estão perto de alguém que sofre, é primeiramente não fazer juízo., porque não sabemos qual o plano de Deus por trás daquela situação. Na verdade, os amigos de Job começaram por ir tentar consolá-lo, mas rapidamente o que estava no seu coração veio ao de cima.

Job 4:8 – Elifaz achava que Job estava a colher o que tinha semeado. Consolar os que estão em sofrimento é muito importante, mas requer muita sensibilidade, por vezes é preferível estarmos calados e apenas ouvirmos, estarmos perto. A nossa atitude perante quem sofre deve ser de disponibilidade para aliviar o sofrimento e não para aumentá-lo.

 

Job foi provado, mas venceu a prova e louvou o Senhor pela prova.

 

Nos momentos de sofrimento, a nossa esperança é o Senhor.