Janelas

Adaptado de mensagem de José de Carvalho à Igreja em Fontaínhas – São João da Madeira. 19/01/2021

 

Há quase um ano que nos vemos fundamentalmente por janelas, janelas virtuais que nos permitem comunicar.

Na Bíblia há muitas referências a janelas e que nos trazem muitas lições.

 

A janela da arca

Génesis 6: 5-9

Nesta passagem vemos, que o pecado tomou uma proporção tal que o Senhor já não podia suportar, e então aplicou o Seu juízo. No entanto, sempre que o Senhor resolve exercer o Seu juízo, Ele dá tempo e oportunidade para o arrependimento e para a redenção – e assim as pessoas ficam inescusáveis.

No meio da corrente de pecado, houve um homem cuja atitude perante Deus se diferenciou de todos os outros, pelo seu temor. E assim, Deus deu-lhe uma missão. Noé levou 120 anos a construir a arca, e durante esse tempo exortou os outros para o arrependimento, alertou-os para o pecado e mostrou-lhes qual o caminho do arrependimento.

Deus estabeleceu um plano para a construção da arca; Noé não teve qualquer liberdade de criatividade. O arquiteto foi Deus, Ele estabeleceu todos os pormenores. A obra do Senhor não é feita segundo os critérios de cada um; ela é feita segundo a Sua vontade, direção e instruções. A forma e organização da Igreja está na Bíblia, com todas as diretrizes – qual a mensagem que deve ser pregada, quem a deve pregar, que lugar cada um deve ocupar,… Da mesma forma, as instruções sobre a forma como nos devemos conduzir estão também nas escrituras – os valores que devemos defender, os objetivos que devemos procurar alcançar, como devemos usar o nosso tempo…. Mas para que possamos agir nesta conformidade, temos de ler e conhecer muito bem as escrituras.

Durante os 120 anos, certamente muitos se riram de Noé e zombaram dele. No entanto, ele não ouviu as vozes das pessoas, mas seguiu sempre a voz de Deus. E certamente, que todos os que não valorizaram as palavras de Noé se arrependeram amargamente, mal a primeira gota de água os atingiu. Mas quando se aperceberam do seu erro já era tarde, já o Senhor tinha fechado a janela de oportunidade – a porta da arca. Tinham tido 120 anos de oportunidade, mas a desperdiçaram. A arca é uma figura do Senhor Jesus. Os que estavam dentro da arca estavam seguros, do turbilhão das águas da morte. Aqueles que creem em Jesus, estão seguros!…

E a arca tinha uma janela, uma janela na parte superior da arca, cuja visão era o céu. A janela apontava para o céu e não permitia ver a morte ao redor… Os que estavam dentro da arca, olhando para a janela, não sabiam para onde estavam a ser conduzidos, mas os seus olhos estavam colocados no céu.

“…olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus.” Hebreus 12:2

O socorro sempre vem do alto, vem do Senhor, assim os nossos olhos devem estar focados para o alto, para o Senhor.

Olhar em volta, traz perturbação. O que se passa à nossa volta é dor, é sofrimento, é morte. Se os nossos olhos estiverem focados no Senhor, não nos deixaremos abalar pelo que está à nossa volta.

 

As janelas do céu

“Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós uma bênção tal, que dela vos advenha a maior abastança.” Malaquias 3:10

O Senhor não merece apenas uma percentagem, mas sim tudo de nós.

O Senhor abre as janelas do céu e derrama as Suas bênçãos sobre nós. Não há melhor bênção que a da salvação, mas mesmo assim Ele continua a derramar dia após dia as Suas bênçãos, Ele continuamente cuida de nós.

 

As janelas do quarto de Daniel

“Daniel, pois, quando soube que a escritura estava assinada, entrou em sua casa (ora, havia no seu quarto janelas abertas da banda de Jerusalém), e três vezes no dia se punha de joelhos, e orava, e dava graças, diante do seu Deus, como também antes costumava fazer.” Daniel 6:10

Daniel entrava no seu quarto e abria as janelas para orar. Ele não tinha problemas em admitir a sua relação com Deus. A oração é uma janela que nos leva aos Senhor. Faz-nos ver o que somos, a nossa pequenez, e a grandeza de Deus. O Deus consolador, que nos fortalece. Não fechemos a janela de comunicação com Deus – a oração. Se a fecharmos, quem perde somos nós!

“Orai sem cessar” – esta janela permite-nos estar em constante comunicação com o Deus todo poderoso, o criador dos céus e da terra – que privilégio incrível –  e Ele tem prazer em nos ouvir!

 

Janelas protegidas

“Porque da janela da minha casa, por minhas grades olhando eu, vi entre os simples, descobri entre os jovens, um jovem falto de juízo…” Provérbios 7: 6,7

A janela permite olhar para fora, mas também permite olhar para dentro. E por vezes mais do que isso, pode permitir entrar e por isso por vezes são precisas grades…. À semelhança da passagem, também nós quando olhamos para o lado, pela nossa janela vemos loucos e loucuras, dos quais nos devemos proteger.

 

Janelas desprotegidas

“Porque a morte subiu pelas nossas janelas e entrou em nossos palácios, para exterminar das ruas as crianças e os jovens das praças.” Jeremias 9:21

Hoje em dia, a destruição entra também por muitas janelas: internet, televisão,… As ideias e comportamentos propagados por esses meios estão a destruir a moralidade e muitos valores… Satanás tem conseguido propagar a destruição nas casas das pessoas, sem que a maioria se esteja a aperceber… Cuidado com as janelas que deixamos abertas!…

 

Janelas que se fecham

“Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento; antes que se escureçam o sol, e a luz, e a lua, e as estrelas, e tornem a vir as nuvens depois da chuva; no dia em que tremerem os guardas da casa, e se curvarem os homens fortes, e cessarem os moedores, por já serem poucos, e se escurecerem os que olham pelas janelas” Eclesiastes 12:1-3

Com os anos, a vista vai falhando, fica-se com a visão deturpada,…

Mas ainda que a visão se vá perdendo, que a nossa fé seja cada vez mais forte e a nossa visão do Senhor seja fortalecida dia após dia!