Um estudo sobre a pregação bíblica

Preparação e apresentação de sermões – Simão P. S. Santos

Quanto mais valiosa a mensagem, mais importante se torna garantir que é entregue nas melhores condições. Assim é a mensagem da Bíblia: poderosa, transformadora e fundamental, merecendo chegar a todos em toda a sua força.
Este estudo bíblico intitulado “Preparação e apresentação de sermões” surgiu da vontade de motivar quem assumiu o ministério da pregação (ou pondera fazê-lo) para a dedicação a este serviço; pretende-se ainda que quem não tem esta responsabilidade seja dotado de uma visão clara do que deve ser uma pregação bíblica e possa, assim, valorizar o ensino bíblico rigoroso e descartar discursos baseados na Bíblia, mas vazios de poder, autoridade ou correção.
Ao longo do estudo são apresentados numa fase inicial conselhos básicos da pregação bíblica, mas também da comunicação em geral. Numa fase posterior, são apresentados conselhos mais profundos e fundamentais da preparação e apresentação de sermões.
O objetivo final é garantir a efetividade da pregação: que os ensinos divinos chegam aos ouvintes em todo o seu poder e que, sendo aceites, produzam os efeitos únicos da crença na Palavra de Deus.

 

Conteúdos:

  1. Princípios da pregação bíblica;
  2. Princípios de comunicação;
  3. Fundamentos da pregação bíblica.

 

Sessão 1

Apresentação: Sessão 1

Audio:

 

Sessão 2

Apresentação: Sessão 2

Audio:

 

Sessão 3

Apresentação:  Sessão 3

Audio:

 

Sessão 4

Apresentação:  Sessão 4

Audio:

 

Sessão 5

Apresentação:  Sessão 5

Audio:

 

 

“Se é ensinar, haja ensino!”

Ler, estudar, preparar;

Trazer respostas para o púlpito;

Trazer esclarecimento à congregação;

Aproximar os irmãos do conhecimento de Deus.

 

(jan-fev.2024)